Missão 1: A Mensagem de Erdrick
Depois de dar um nome ao herói e escolher a velocidade dos textos, o jogo começa na sala do trono do rei do Castelo Tantegel, onde sou informado de que o protagonista é descendente de um herói chamado Erdrick, e que deve recuperar a Bola de Luz, que foi roubada pelo vilão Senhor Dragão. A filha do rei também está desaparecida.
A primeira coisa a se fazer em Dragon Quest, fora passar algumas horas fazendo level grinding, é encontrar uma mensagem deixada pelo ancestral do protagonista. Ela se encontra num calabouço localizado ao norte, perto de Garinham.
Não existe nenhum inimigo nesse calabouço e apesar da visibilidade ser ruim, o calabouço é curto.
Na mensagem, Erdrick diz que deixou seus itens protegidos por guardiões de sua confiança, e que eles serão necessários para poder enfrentar o Senhor Dragão.
Missão 2: Chaves Mágicas
Existem várias portas trancadas espalhadas pelas cidades e dungeons do jogo. Na vila de Kol, me dizem que chaves são vendidas em Rimuldar, uma cidade na parte sudeste do mapa. Para chegar lá é necessário passar por um túnel. Felizmente, atravessar o túnel é fácil mesmo sem o auxílio de tochas.
Ao chegar em Rimuldar, logo compro as chaves que de acordo com o vendedor, abrem QUALQUER porta. Hm…
Apenas 6 chaves podem ser carregadas de uma vez, e portas abertas com elas se fecham de novo quando se sai da tela em que estão.
Missão 3: Flauta das Fadas, Parte 1
Em Rimuldar, encontrei um ancião chamado Howard (parente do Geese?) que me diz que há um item escondido a quatro passos abaixo da “banheira que cura reumatismo” em Kol.
Indo até lá encontro a Fairy Flute, e um outro cara me diz que agora que tenho a flauta, devo ir até a cidade de Cantlin para… Fazer ALGUMA coisa com ela. Eventualmente eu encontrei a cidade de Cantlin, mas não consegui entender o propósito da Fairy Flute.
Missão 4: Harpa de Prata e o Cajado da Chuva
Numa caverna perto de Kol, um velho me diz que para provar minha bravura, devo encontrar uma tal Harpa de Prata e levá-la até ele, e em troca receberei o Cajado da Chuva.
Alguns NPCs me dizem que o fundador de Garinham, Garin, possuia a harpa, e agora ela está em sua cova. Para chegar até lá, deve-se abrir a porta em Garinham e então procurar uma passagem secreta no fundo do salão.
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-17](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-17.png?w=595)
Nessa altura do campeonato, eu já tinha a magia Radiant, que substitui as tochas, e explorar a cova de Garin não foi difícil.
Depois de pegar a harpa, a troquei pelo Cajado da Chuva e mais uma vez, não tenho a menor idéia do que fazer com esse negócio.
Alguns NPCs me dizem que o fundador de Garinham, Garin, possuia a harpa, e agora ela está em sua cova. Para chegar até lá, deve-se abrir a porta em Garinham e então procurar uma passagem secreta no fundo do salão.
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-17](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-17.png?w=595)
Nessa altura do campeonato, eu já tinha a magia Radiant, que substitui as tochas, e explorar a cova de Garin não foi difícil.
Depois de pegar a harpa, a troquei pelo Cajado da Chuva e mais uma vez, não tenho a menor idéia do que fazer com esse negócio.
Missão 5: A Armadura de Erdrick
Depois de MUITO level grinding, cheguei ao nível 14 e assim consegui explorar a parte suleste do mapa sem sofrer… Muito. Eventualmente eu encontrei a cidade de Cantlin, que pra minha surpresa, estava sendo bloqueada pelo primeiro chefe do jogo, o Golem. Depois de derrotá-lo (e por pouco não morri), fui procurar algum lugar para usar a Fairy Flute, sem sucesso.
Por outro lado, os NPCs me comentaram que a armadura do herói Erdrick já foi usada por várias pessoas e a última foi um tal de Winn, que a enterrou perto de uma árvore atrás de sua loja que ficava no extremo leste da cidade de Hauksnes.
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-30](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-30.png?w=595)
A cidade de Hauksnes fica num deserto ao sul de Garinham, e já nem é mais uma cidade: está destruida e dominada por monstros. No tile em que está a armadura, encontro outro chefe, o Axe knight, que derroto com míseros 6 HP sobrando.
A Armadura de Erdrick automaticamente substitui a que já está equipada pelo herói, e possui a capacidade de andar por cima de armadilhas sem sofrer danos. Ueba!
Por outro lado, os NPCs me comentaram que a armadura do herói Erdrick já foi usada por várias pessoas e a última foi um tal de Winn, que a enterrou perto de uma árvore atrás de sua loja que ficava no extremo leste da cidade de Hauksnes.
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-30](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-30.png?w=595)
A cidade de Hauksnes fica num deserto ao sul de Garinham, e já nem é mais uma cidade: está destruida e dominada por monstros. No tile em que está a armadura, encontro outro chefe, o Axe knight, que derroto com míseros 6 HP sobrando.
A Armadura de Erdrick automaticamente substitui a que já está equipada pelo herói, e possui a capacidade de andar por cima de armadilhas sem sofrer danos. Ueba!
Missão 6: Pedras do Sol
Enquanto andava por aí falando com NPCs encontrei um que me disse para encontrar as “Pedras do Sol” no Castelo Tantegel, caso não o tivesse feito ainda. Depois de muito tempo, descobri uma caverna localizada do lado de fora do castelo, e lá estavam as pedras. Pena que não faço idéia do que fazer com elas…
Missão 7: Princesa Gaelin, DE BAIXO DO MEU NARIZ.
Pessoal, isso é hilário.
Lembram que acima eu disse que o túnel Kol-Rimuldar era tão fácil de explorar que eu nem precisava de tochas?
Pois é, agora a pouco eu resolvi usar a magia Radiant para iluminar o túnel, só pra ver se eu não tinha perdido algum baú por alí, e vejam só, A PRINCESA GAELIN ESTAVA ALÍ O TEMPO TODO!
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-37](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-37.png?w=595)
Derrotei um Green Dragon que estava por alí e fui falar com a princesa. Ela pede para ser levada de volta ao castelo (e se eu recuso, ela fala “Mas você deve” repetidamente). Ao aceitar levá-la, acontece aquilo que o Gagá spoileou de forma espalhafatosa lá no Gagá Games: o herói a carrega no colo e isso é mostrado em seu sprite. Que bonitinho! =)
Então eu uso as magias Outside e Return e a levo de volta ao Rei. O rei apenas agradece o herói, mas a princesa o presenteia com seu amor, literalmente: um dos items, no meu caso uma tocha, é trocado pelo Amor de Gaelin, que permite ouvir a voz dela para saber quanto EXP falta para o próximo nível.
Lembram que acima eu disse que o túnel Kol-Rimuldar era tão fácil de explorar que eu nem precisava de tochas?
Pois é, agora a pouco eu resolvi usar a magia Radiant para iluminar o túnel, só pra ver se eu não tinha perdido algum baú por alí, e vejam só, A PRINCESA GAELIN ESTAVA ALÍ O TEMPO TODO!
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-37](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-37.png?w=595)
Derrotei um Green Dragon que estava por alí e fui falar com a princesa. Ela pede para ser levada de volta ao castelo (e se eu recuso, ela fala “Mas você deve” repetidamente). Ao aceitar levá-la, acontece aquilo que o Gagá spoileou de forma espalhafatosa lá no Gagá Games: o herói a carrega no colo e isso é mostrado em seu sprite. Que bonitinho! =)
Então eu uso as magias Outside e Return e a levo de volta ao Rei. O rei apenas agradece o herói, mas a princesa o presenteia com seu amor, literalmente: um dos items, no meu caso uma tocha, é trocado pelo Amor de Gaelin, que permite ouvir a voz dela para saber quanto EXP falta para o próximo nível.
Ela também pergunta ao herói se ele também a ama. Eu cai na risada quando eu respondi “Não” e ela me disse “Mas você deve”. Assustador! XD
Missão 8: Flauta Das Fadas, Parte 2 – a Épica Conclusão!
Eu fiz uma pesquisa, e acabei descobrindo que a flauta servia para fazer o Golem de Cantlin dormir.
…
…Oh… Eu derrotei o Golem sem a flauta, haha… Eu sou o Cara. \O/
…
…Oh… Eu derrotei o Golem sem a flauta, haha… Eu sou o Cara. \O/
Missão 9: O Token of Erdrick
“70 léguas para o sul e 40 para o leste”, me disse um zé roela em Cantlin ao me mandar procurar sabe-se lá o que.
De início, fiquei me perguntando como diabos eu faria para saber como chegar nessas cordenadas e saber que estou no lugar certo, mas aí reparei que ao usar o “Amor de Gaelin” no overworld, ela me diz a distância em léguas entre o castelo de Tantegel e o herói.
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-44](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-44.png?w=595)
Assim, eu encontrei facilmente o “Token of Erdrick”, localizado num pântano lá no extremo sul do mapa.
Com o token em mãos, fui ver um ançião numa caverna ao sul de Rimuldar – que sempre insistia em me dizer que eu havia falhado em minha busca, sem nunca me dizer o que raios eu devia buscar – e ele trocou o Cajado da Chuva e as Pedras do Sol pelo item Rainbow Drop, com o qual eu posso criar uma ponte para o castelo do Senhor Dragão!
De início, fiquei me perguntando como diabos eu faria para saber como chegar nessas cordenadas e saber que estou no lugar certo, mas aí reparei que ao usar o “Amor de Gaelin” no overworld, ela me diz a distância em léguas entre o castelo de Tantegel e o herói.
![Dragon Warrior (U) (PRG0) [T+Por1.1_CBT]-44](http://yoritoshi.files.wordpress.com/2010/07/dragon-warrior-u-prg0-tpor1-1_cbt-44.png?w=595)
Assim, eu encontrei facilmente o “Token of Erdrick”, localizado num pântano lá no extremo sul do mapa.
Com o token em mãos, fui ver um ançião numa caverna ao sul de Rimuldar – que sempre insistia em me dizer que eu havia falhado em minha busca, sem nunca me dizer o que raios eu devia buscar – e ele trocou o Cajado da Chuva e as Pedras do Sol pelo item Rainbow Drop, com o qual eu posso criar uma ponte para o castelo do Senhor Dragão!
…
…Caramba, cada tile no overworld é uns 4 quilômetros. o.o
…Caramba, cada tile no overworld é uns 4 quilômetros. o.o
Missão 10: Horas de Grinding, a Espada de Erdrick, e a Frustada Tentativa de Vencer o Sr. Dragão no Nível 17
Na teoria, eu deveria ir até o castelo do Senhor Dragão e derrotá-lo, mas eu ainda não tenho a Espada de Erdrick, ou mesmo o melhor escudo do jogo, e também ouvi falar que vencer o chefe final sem estar ao menos no nivel 20 é impossível.
O jeito é passar algum tempo genocídando esses Wyverns e Shadow Knights dos infernos até chegar nesse nível 20.
Fico me perguntando como é que os retrogamers mais velhos conseguiam jogar este jogo sem um botão turbo. Quantas semanas se leva para terminar este jogo sem um botão turbo? Quem é que tem paciência para ficar andando pelo mapa, por horas, em velocidade de lesma?
O jeito é passar algum tempo genocídando esses Wyverns e Shadow Knights dos infernos até chegar nesse nível 20.
Fico me perguntando como é que os retrogamers mais velhos conseguiam jogar este jogo sem um botão turbo. Quantas semanas se leva para terminar este jogo sem um botão turbo? Quem é que tem paciência para ficar andando pelo mapa, por horas, em velocidade de lesma?
Enquanto derrotava inimigos, já em posse do Silver Shield, e ao som de This is It passando na Globo com péssimo sinal, resolvi explorar o castelo do Senhor Dragão em busca da espada de Erdrick. A entrada verdadeira para o calabouço final está escondida atrás do trono falso no fundo do salão principal.
O calabouço em sí é um labirinto, onde várias escadas me levaram a andar em círculos por aí. Depois de encontrar a espada, fui fazer uma visita ao Sr. Dragão no topo do castelo. Sua forma inicial, humana, é fácil de derrotar. Mas em sua segunda forma, que mostra o porque dele ser chamado “Senhor Dragão”, ele tira cerca de 40 HP por turno e eu fui miseravelmente ownado por ele.
O calabouço em sí é um labirinto, onde várias escadas me levaram a andar em círculos por aí. Depois de encontrar a espada, fui fazer uma visita ao Sr. Dragão no topo do castelo. Sua forma inicial, humana, é fácil de derrotar. Mas em sua segunda forma, que mostra o porque dele ser chamado “Senhor Dragão”, ele tira cerca de 40 HP por turno e eu fui miseravelmente ownado por ele.
Um detalhe interessante é que antes da luta, o cara propõe que o herói se una a ele, e se o jogador aceita a propósta, o final ruim do jogo é ativado. Cadê aquela princesa chata pra me dizer que “Eu Devo” fazer tal coisa agora?
Missão Final: A Última Esperança
Cerca de uma hora e meia havia se passado desde que eu sentei no sofa com o netbook no colo e o dedo grudado no botão de turbo do emulador, para tentar chegar ao nível 20. Eu acabava de ter chegado no nível 19, quando a última magia do jogo, “Hurt More”, é habilitada. No nível 19, o protagonista já é forte o bastante para derrotar os bichos do calabouço final mais facilmente eZzzzz…
Bem, o que aconteceu é que já era madrugada e eu queria terminar o jogo antes de dormir. Para chegar ao nível 20, ainda faltava mais de 3000 EXP, e isso demoraria muito. Embora eu tenha ouvido falar que o nível recomendado para derrotar o Senhor Dragão é 20, NO MÍNIMO, eu resolvi desafiá-lo de novo, indo até ele com a maior quantidade possível de MP.
O Sr. Dragão ainda era forte o bastante para derrotar meu personagem em 3 turnos, enquanto eu só poderia acertá-lo uma vez a cada dois turnos, causando pouquissimo dano, enquanto tentava me manter vivo com o Heal More.
Eventualmente, fiquei com apenas 33 HP sobrando, sem chance de recuperar pois o MP havia acabado. Ervas? Inúteis.
Já sem muita confiança e pensando em apertar o botão de “load state” para voltar a grindar, escolhi a opção “ATACA” para dar um último golpe no DRAGONLORD.
Bem, o que aconteceu é que já era madrugada e eu queria terminar o jogo antes de dormir. Para chegar ao nível 20, ainda faltava mais de 3000 EXP, e isso demoraria muito. Embora eu tenha ouvido falar que o nível recomendado para derrotar o Senhor Dragão é 20, NO MÍNIMO, eu resolvi desafiá-lo de novo, indo até ele com a maior quantidade possível de MP.
O Sr. Dragão ainda era forte o bastante para derrotar meu personagem em 3 turnos, enquanto eu só poderia acertá-lo uma vez a cada dois turnos, causando pouquissimo dano, enquanto tentava me manter vivo com o Heal More.
Eventualmente, fiquei com apenas 33 HP sobrando, sem chance de recuperar pois o MP havia acabado. Ervas? Inúteis.
Já sem muita confiança e pensando em apertar o botão de “load state” para voltar a grindar, escolhi a opção “ATACA” para dar um último golpe no DRAGONLORD.
“Cara ataca! O HP do DragonLord diminuiu 7.”
…Fudeu.
…Fudeu.
E foi assim que eu, Hyper Emerson do blog Twosday Code, derrotei o DragonLord de Dragon Quest I num nível abaixo do recomendado e no último ataque possível. Por momentos como esse é que eu jogo videogames! *Snif*
Epílogo: Não sei o Que Escrever Aqui
Depois da incrível batalha em que o herói CARA fez juz ao seu nome, matando o DragonLord de morte humilhante e bem matada, encontro a Bola da Luz, cujo poder destrói todo o mal no mundo. Nessa parte final do jogo, é possível explorar todo o mapa sem encontrar mais nenhum inimigo, e conversar com as pessoas nas cidades, que agradecem o herói.
Para encerrar o jogo, deve-se voltar ao Castelo Tantegel. Lá, o rei diz que agora que o herói provou sua bravura e relação com a linhagem de Erdrick, pode tomar seu lugar como rei de Tantegel.
Porém, o jogo não me permite tentar aceitar a proposta: Cara recusa e diz que quer ser o rei de um lugar que ele mesmo descobrirá. A princesa então desce pela escada e pede para que ele a permita acompanhá-lo em sua jornada.
E AGORA SIM o jogo me permite fazer “escolhas”. Pena que o “Não” ainda resulta naquele “Mas você deve” dos infernos!
Segurando a princesa nos braços, Cara sai para desbravar o resto do mundo que agora se encontra livre das forças do mal, “a não ser que os dragões voltem”, como dizem as palavras finais do jogo.
Para encerrar o jogo, deve-se voltar ao Castelo Tantegel. Lá, o rei diz que agora que o herói provou sua bravura e relação com a linhagem de Erdrick, pode tomar seu lugar como rei de Tantegel.
Porém, o jogo não me permite tentar aceitar a proposta: Cara recusa e diz que quer ser o rei de um lugar que ele mesmo descobrirá. A princesa então desce pela escada e pede para que ele a permita acompanhá-lo em sua jornada.
E AGORA SIM o jogo me permite fazer “escolhas”. Pena que o “Não” ainda resulta naquele “Mas você deve” dos infernos!
Segurando a princesa nos braços, Cara sai para desbravar o resto do mundo que agora se encontra livre das forças do mal, “a não ser que os dragões voltem”, como dizem as palavras finais do jogo.
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